sábado, 17 de dezembro de 2011

Mundial de Clubes


Santos adere ao lema de Neymar e promete ousadia e alegria contra o Barcelona

Santistas deixam favoritismo do Barça de lado e soltam frases otimistas antes de final
Do Big Crenthe Brasil
neymar messi 700Montagem/R7 - Fotos: Getty Images
Neymar e Messi: o duelo mais esperado do ano ocorre neste domingo, em Yokohama

Publicidade

Se o Santos está com medo do Barcelona, está disfarçando muito bem. Durante este sábado (17), véspera da histórica final do Mundial contra o time espanhol, jogadores e comissão técnica do Peixe fizeram questão de frisar que não temem a equipe que encantou o mundo nos últimos anos e se tornou referência como uma das maiores da história.

Ganso adota lei do silêncio para não criar racha

Veja as expressões do dia de Santos e Barça

O Peixe tem uma missão dificílima: derrotar um time que tem o maior jogador do mundo, o segundo e o terceiro melhores, de acordo com a última eleição da Fifa. Messi, Iniesta e Xavi, contudo, não metem medo em Neymar, que classificou a partida como apenas mais uma na sua carreira.

- Claro que é uma grande equipe, mas não importa o time, seleção, lugar, o que importa é jogar futebol. Amanhã [domingo, 18] vai ser mais um jogo para mim.

Adepto ao bordão “ousadia e alegria”, Neymar vai precisar das duas coisas para superar o time catalão, campeão da Liga dos Campeões da Uefa em dois dos últimos três anos. Além de muita qualidade no ataque, o Barcelona ainda possui uma defesa sólida, com Carles Puyol e Gerard Piqué, titulares da seleção espanhola, campeã da última Copa do Mundo.

Nas semifinais, o Barcelona jogou com um time misto contra o Al-Sadd, do Qatar, e mesmo assim saiu de campo com uma goleada por 4 a 0. O Santos venceu os japoneses do Kashiwa Reysol por 3 a 1, com direito a um golaço de Neymar.

Mesmo com o favoritismo do Barça, Neymar não baixa a guarda. Após se encontrar com o lateral-direito Daniel Alves, colega de seleção brasileira e rival do Barcelona, o atacante prometeu que a amizade vai ficar longe do estádio, em Yokohama, no Japão.
- Somos muito amigos, conversamos bastante também sobre a partida. Criei afinidade maravilhosa com ele dentro da seleção brasileira. Mas nossa amizade vai ficar do lado de fora do campo. Ele é uma grande pessoa, mas amanhã vai ser duelo entre Santos e Barcelona e vou dar um pouco de trabalho para ele também.

Até o mais contido e consciente técnico Muricy Ramalho adotou a postura “ousada e alegre” ao comentar sobre o jogo. Perguntado sobre o esquema tático do Santos, o treinador prometeu atacar.

- As duas equipes estão bem definidas na sua forma de jogar. O Barcelona com a posse de bola tradicional, joga dessa maneira há muito tempo, e nós com velocidade para surpreender. Não vamos mudar nossa característica. Com certeza será uma pedreira, porque estaremos enfrentando o melhor time do mundo, que tem o melhor jogador do mundo. A gente sabe a dificuldade que vai encontrar, mas vamos com coragem para fazer um bom jogo.

A resposta de se o Santos será realmente ousado será dada a partir das 8h30 deste domingo. Neymar e companhia tentarão o tri para completar o feito iniciado pela geração de Pelé em 1962 e 1963. Mas, para isso, terá que impedir o Barça de ousar e se alegrar em campo, algo que poucos times conseguiram nas últimas temporadas.

Copa do Mundo


Icone de FutebolFUTEBOL

Governo federal autoriza licitações para obras da Copa do Mundo em Curitiba
O pacote foi orçado R$ 181 milhões e anunciado pela ministra Gleisi Hoffmann

  • Big Crenthe Brasil

http://i2.r7.com/arena-da-baixada-700.jpgDaniel Castellano/Gazeta do Povo/Gazeta Press
A Arena da Baixada, onde a Copa do Mundo será disputada em Curitiba, ainda precisa de muitas melhorias

Publicidade
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, assinou neste sábado (17), em Curitiba (PR), o edital de licitação de quatro grandes obras de infraestrutura e mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014.

O pacote, para a capital paranaense, está orçado em R$ 181 milhões, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Copa e do município.

Entre as obras estão a construção do Viaduto Estaiado, entre a Avenida das Torres e a Rua Francisco dos Santos, e a reconstrução e ampliação do Terminal Santa Cândida e a implantação do SIM (Sistema Integrado de Mobilidade).

De acordo com a ministra, os projetos curitibanos têm qualidade e sustentabilidade técnica.

- Esses investimentos foram muito discutidos entre a prefeitura e o governo federal. As obras ficarão muito bonitas e serão um presente para os curitibanos e paranaenses.
Os editais das licitações serão publicados no início da próxima semana para o andamento rápido das obras que, segundo o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, devem começar em março e estar concluídas em aproximadamente um ano.

Copa do Mundo


Icone de FutebolFUTEBOL

"Dossiê pessoal" de Blatter sobre Copa 2014 aumenta preocupações
Brasil está sob pressão em momento no qual Teixeira pede afastamento
Reuters
blatter 450Julian Finney/Getty Images
Fifa está preocupada com andamentos da Copa de 2014
Publicidade
A crescente preocupação da Fifa com os problemas de organização do Brasil para a Copa 2014 fizeram com que o presidente Sepp Blatter fizesse um "dossiê pessoal".

Fifa revela licença de Teixeira
A Fifa confirmou que Ricardo Teixeira, presidente Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e chefe do comitê de organização, deve se licenciar no próximo mês.

A entidade dirigente do futebol também reiterou suas preocupações com a infraestrutura e situação legal quanto a organização do evento.

O Congresso Brasileiro ainda tem que aprovar a chamada Lei Geral da Copa, que dá à Fifa controle sobre os preços dos ingressos, bem como sua distribuição e também implementa as regras da Fifa em assuntos como pirataria, comercialização e vendedores ambulantes não-licenciados.

Um dos principais pontos da lei é a anulação da proibição da venda de bebidas alcoólicas em estádios.

O governo brasileiro também quer baratear os ingressos para estudantes, aposentados e índios nativos. O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, já manifestou sua preocupação.
- Estamos preocupados porque ainda não recebemos a confirmação da Lei Geral da Copa. De qualquer maneira, há um encontro no parlamento na próxima semana que deve aprovar a lei com a qual concordamos com o governo brasileiro em 2007.

Ele acrescentou que "não há dúvida que o Brasil não avançou muito longe, apesar de o nível das cidades cede estar bom. Ainda há problemas com aeroportos e estradas, e não há muito transporte público".

A boa notícia foi que a Fifa tem bom relacionamento com o ministro dos esportes Aldo Rebelo que assumiu após a renúncia de Orlando Silva, envolvido em denúncias de corrupção, que ele negou, em novembro.

- Preciso dizer que estou muito feliz com o novo ministro dos esportes e de seu trabalho a favor da Copa do Mundo.

O comunicado da Fifa acrescentou que "o problema agora se tornou um dossiê pessoal da presidência da Fifa".

O futuro de Teixeira parece duvidoso após Blatter confirmar que ele pode deixar o cargo no próximo mês.

- Sr. Teixeira deixará o cargo até o final de janeiro. Até então ele estará fora da Fifa, fora do comitê organizador. No final de janeiro ele estará de volta.

Teixeira está sendo investigado pela Polícia Federal por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro, e apesar de negar as acusações, os problemas levantaram questões sobre sua aptidão para o cargo de organizador da Copa do Mundo.

No início do mês, ele indicou o ex-atacante Ronaldo para juntar-se ao comitê organizador em uma manobra vista como tentativa de melhorar sua imagem e desviar as críticas á Teixeira.